unidade

Pesquisa e Inovação

Por que

Pesquisar e inovar

?

O SENAI CIMATEC tem foco em Pesquisa e Inovação para o desenvolvimento da indústria. Possuímos atuação singular, por integrar os processos de pesquisa e inovação de um Centro de Tecnologia às pesquisas científicas e acadêmicas de uma Faculdade de Tecnologia. Além de uma vasta experiência na execução de projetos de diversas grandezas e complexidades, o SENAI CIMATEC se destaca na realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais, tendo somado mais de R$ 180 milhões em recursos de projetos e elevados indicadores de propriedade intelectual, com mais de 60 patentes registradas.

Os projetos de PD&I executados no Campus são geridos pelo PMO – Project Management Office (Escritório de Gestão de Projetos) e contam com uma avançada engenharia financeira, com acesso facilitado a diversos programas de financiamento e modalidades de subvenção econômica para projetos de PD&I. O SENAI CIMATEC é um dos principais desenvolvedores de projetos em cooperação com a EMBRAPII, desde a operação piloto, em 2011, e já foi reconhecido pela FINEP como Instituição de Pesquisa de Inovação Tecnológica do Nordeste. Além disso, outras fontes de financiamento para PD&I, como FAPESB, Lei de Informática e o Edital SENAI SESI de Inovação, são prospectadas e identificadas, com a intermediação e assessoria da instituição.

Compartilhe:
porque pesquisar e inovar

Como

Fazer

infraestrutura para pesquisas

Infraestrutura para pesquisas

O SENAI CIMATEC possui amplos recursos laboratoriais, com competências integradas e estrutura que incorpora um ambiente acadêmico a um centro tecnológico. O Campus reúne em sua atmosfera uma equipe de excelência, com técnicos e professores altamente preparados às demandas de infraestrutura. Possui o 2º supercomputador mais potente da América Latina, o CIMATEC Yemoja, no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial, além do Instituto Brasileiro de Robótica – Brazilian Institute of Robotics (BIR), com projetos de ponta em parcerias com instituições internacionais. No SENAI CIMATEC estão três Institutos SENAI de Inovação e seis Institutos SENAI de Tecnologia, que atuam no desenvolvimento de produtos, processos e pesquisa aplicada.

Integração de Competências

O nosso modelo de operação inovador se baseia na forte integração de competências, concentrando a atuação em PD&I. Os projetos desenvolvidos no SENAI CIMATEC integram, desde a concepção à validação, diversas competências, com uma qualitativa concentração de esforços em uma mesma instituição, ao passo que recorrem ao suporte de importantes parcerias locais, nacionais e internacionais.

Box_Integração de competências2
nOVAS TECNOLOGIAS

Novas Tecnologias

Aqui não somente buscamos as utilizações do estado da arte nas tecnologias, com um avançado mapeamento das suas evoluções e tendências globais. No Campus, somos desenvolvedores de tecnologias de vanguarda, servindo de modelo de atuação para instituições de todo o mundo, com um arrojado desempenho em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.

Serviços Técnicos e Tecnológicos

O SENAI CIMATEC executa serviços técnicos e tecnológicos com o objetivo de proporcionar o aumento contínuo do padrão de qualidade e da produtividade das empresas. Além da infraestrutura moderna, com equipamentos e laboratórios de última geração e profissionais altamente qualificados, construímos parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais para oferecer soluções tecnológicas comparáveis às de primeiro mundo.

Serviços_alguma_coisa
SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.