O PRH-ANP é um Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob a gestão financeira da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O programa foi criado em 1999, conduzido pela ANP em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e as universidades. O programa tem o objetivo de estimular as instituições de ensino a promoverem especializações profissionais voltadas ao desenvolvimento estratégico do setor de petróleo no país, atendendo assim a uma grande demanda do mercado por profissionais qualificados em níveis de graduação, mestrado e doutorado.
Segundo a ANP, foram 55 programas participantes em 32 universidades, localizadas em 16 estados do país, cada um com sua abrangência em áreas do conhecimento estratégicas para a indústria do petróleo. O sucesso deste programa se materializou nos resultados alcançados ao longo dos anos, incluindo 600 prêmios, mais de 5.500 publicações científicas e 2.000 bolsistas empregados no mercado.
Um novo modelo dos PRHs foi estabelecido pela ANP, visando à melhoria da funcionalidade dos programas, sendo iniciado em 2020.
Sucessor do PRH55 ANP/MCTI, o PRH-ANP 27.1 é o novo programa do SENAI CIMATEC, voltado para a capacitação de mão-de-obra especializada em Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível. Este programa tem a proposta de atender aos alunos dos cursos de graduação em Engenharia, bem como aos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação de Gestão e Tecnologia Industrial (PPGGETEC), do Programa de Pós-Graduação de Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPGMCTI) e do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável (MPDS).
O PRH 27.1 oferece a formação complementar em Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível. O programa busca desenvolver no aluno um perfil técnico e empreendedor, com conhecimentos específicos em sistemas e métodos de exploração, desenvolvimento, produção, transmissão, distribuição e utilização de energia. Tais competências têm como objetivo permitir ao egresso do PRH 27.1 ampliar as oportunidades de atuação no mercado de trabalho da cadeia de petróleo, gás e biocombustíveis.
A seleção de bolsistas do Programa é realizada a cada ano por meio de edital específico lançado pela Coordenação e pela Comissão Gestora do PRH 27.1 ANP/SENAI CIMATEC. Podem concorrer ao processo seletivo alunos matriculados nos cursos de graduação nas engenharias do Centro Universitário SENAI CIMATEC, alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado desta Instituição, bem como pesquisadores de pós-doutorado, de acordo com as respectivas ofertas de bolsas lançadas em edital.
O aluno de graduação que deseja se candidatar à bolsa GRA, precisa atender aos seguintes requisitos:
(i) estar cursando, no mínimo, o 5° Semestre, com aproveitamento acadêmico igual ou superior a 6,0 (seis);
(i) ter concluído todas as disciplinas do ciclo básico;
(iii) o tempo de permanência no Programa, ou seja, até a conclusão do curso, deve ser de, no mínimo, 24 meses;
(iv) não deve estar recebendo bolsa ou qualquer outro auxílio financeiro de outra agência de fomento nacional ou internacional, e não possuir vínculo empregatício;
(v) ter disponibilidade de 20h semanais para dedicação às atividades da bolsa; e
(vi) elaborar, como produto final, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em tema relacionado ao setor petróleo, gás natural e biocombustíveis.
As bolsas M.Sc. e D.Sc. destinam-se ao financiamento da participação de alunos matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu do SENAI CIMATEC, em nível de mestrado e de doutorado, respectivamente. Os bolsistas selecionados necessitam, obrigatoriamente, desenvolver suas dissertações ou teses em tema relacionado ao setor petróleo, gás natural e biocombustíveis.
Já as bolsas PD.Sc. destinam-se ao financiamento da participação de pós-doutorandos em estágio de aprimoramento em pesquisa que já possuam o diploma de Doutorado. O bolsista deverá desempenhar suas atividades de pesquisa relacionadas ao setor petróleo, gás natural e biocombustíveis.
As instituições participantes dos PRHs têm importante papel na formação de mão de obra qualificada para o setor, não somente atendendo à demanda do mercado por profissionais capacitados, como ainda estimulando a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os recursos destes programas provêm das empresas petrolíferas (cláusula de PD&I), que disponibilizam o aporte à gestora técnica e financeira do PRH-ANP, a Finep. Por sua vez, a Finep repassa este investimento às instituições de ensino selecionadas na chamada pública da ANP, para a execução do programa de formação dos bolsistas.
Uma oportunidade para fomentar ainda mais conhecimento em nosso Centro Universitário.
Coordenadora do PRH-ANP 27.1
Profa. Lílian Lefol Nani Guarieiro
E-mail: lilian.guarieiro@fieb.org.br
Telefone: + 55 (71) 3462-8427 Ramal: 8533
Pesquisador Visitante
Reinaldo Coelho Mirre
E-mail: reinaldo.mirre@fbter.org.br
Telefone:
Secretaria
Carolina Cristina Dos Santos Silva
E-mail:carolina.santos@fieb.org.br
Telefone:
Comitê Gestor
Prof. Alex Álisson Bandeira Santos
Prof. André Souza Oliveira
Prof.Byron Gonçalves de Souza Filho
Prof. Fernando Luiz Pellegrini Pessoa
Profa. Lílian Lefol Nani Guarieiro
Prof. Miguel Andrade Filho
Prof.Rafael Gonçalves Bezerra de Araújo
Adhvan Novais Furtado
Alex Álisson Bandeira Santos
André Souza Oliveira
Ewerton Emmanuel da Silva Calixto
Fernando Luiz Pellegrini Pessoa
Gabriel de Veiga Cabral Malgaresi (PD)
Guilherme de Oliveira Souza
Ivan Costa da Cunha Lima
Hernane Borges de Barros Pereira
Jeancarlo Pereira dos Anjos
Lílian Lefol Nani Guarieiro
Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves
Miguel Andrade Filho
Reinaldo Coelho Mirre (PV)
Renelson Ribeiro Sampaio
Rodrigo Santiago Coelho
Valéria Loureiro da Silva
Valter de Senna
Valter Estevão Beal
Tarso Barretto Rodrigues Nogueira
* PD: Pesquisador de Pós-Doutorado do PRH-ANP 27.1
* PV: Pesquisador Visitante do PRH-ANP 27.1
- Bolsistas Vigentes
Graduação
Ana Carolina Araújo dos Santos (2020)
Caio Tadeu Veloso Gargur (2020)
Diógenes Felipe Santos da Apresentação (2020)
Filipe da Purificação Pereira (2020)
Helter de Freitas Oliveira (2020)
Manoela Bastos Alves (2020)
Mariana Araújo de Assis Ribeiro (2020)
Yan Valdez Santos Rodrigues (2020)
Sara Freitas Santos Vasconcelos (2020)
Mestrado
Doutorado
Daniel Andrade de Lira (2020)
Pós-Doutorado
Gabriel de Veiga Cabral Malgaresi (2020)
- Bolsistas Egressos
Os alunos bolsistas deverão atender a quantidade mínima de disciplinas obrigatórias e optativas para obtenção da ênfase em Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível.
As unidades curriculares obrigatórias são: Geologia do Petróleo (Bolsistas de Graduação, Mestrado e Doutorado); Engenharia de Poços I (Bolsistas de Graduação, Mestrado e Doutorado); e Engenharia de Reservatório (Bolsistas de Graduação e Doutorado). Para a habilitação nos níveis de formação do PRH 27.1, os alunos de graduação (GRD) e de doutorado (D) devem cursar um conjunto mínimo de 6 (seis) disciplinas, sendo as 3 (três) obrigatórias e no mínimo 3 (três) optativas. Já os alunos de mestrado (M) devem cursar um conjunto mínimo de 4 (quatro) disciplinas, sendo no mínimo 2 (duas) obrigatórias (Geologia do Petróleo e Engenharia de Poços I) e no mínimo 2 (duas) optativas. Além disso, os alunos de graduação do programa devem desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para o setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, contemplando os conteúdos abordados em mais de uma unidade curricular. Da mesma forma, as dissertações e teses dos alunos de mestrado e doutorado devem atender às linhas de atuação neste setor.
A matriz curricular do curso obedece à relevância e à profundidade dos conteúdos desenvolvidos para o alcance do perfil proposto. A interdisciplinaridade do programa de formação está baseada no desenvolvimento integrado dos conteúdos das componentes curriculares, de forma que haja uma interlocução dos temas e das atividades realizadas sob os aspectos da engenharia e da gestão de tecnologias industriais.
A estrutura curricular do PRH 27.1 segue o conjunto de disciplinas e trabalhos acadêmicos estabelecidos para o nível de formação pretendido, conforme ilustrado na Figura 1.
Figura 1 – Estrutura curricular do PRH 27.1
Disciplinas Obrigatórias
Geologia do Petróleo (GRD, M, D) – 60h
Engenharia de Poços I (GRD, M, D) – 60h
Engenharia de Reservatórios (GRD, D) – 60h
Disciplinas Optativas
Avaliação de Formações (GRD, M, D) – 30h
Biocombustíveis e Gás Natural (GRD, M, D) – 36h
Elevação e Escoamento de Petróleo (GRD, M, D) – 60h
Geofísica (GRD, M, D) – 30h
Gestão e Difusão do Conhecimento para Inovação (M, D) – 36h
Imageamento de Dados Sísmicos (GRD, M, D) – 36h
Introdução à Engenharia de Petróleo (GRD, M, D) – 30h
Métodos Sísmicos (GRD, M, D) – 36h
Modelagem e Inversão de Dados Geofísicos (GRD, M, D) – 36h
Oficinas de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (M, D) – 30h
Processamento de Dados Sísmicos (M, D) – 60h
Processos de Refino de Petróleo (GRD, M, D) – 40h
Seminários de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (GRD, M, D) – 30h
Simulação de Escoamento em Dutos e Meios Porosos (M, D) – 36h
Tópicos em Energia e Bioenergia (GRD) – 36h
Tópicos Especiais em Gestão da Criatividade (M, D) – 36h
Tópicos Especiais em Sensores para Sistemas Industriais (M, D) – 36h
Em elaboração
Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Em elaboração
Em elaboração
– Espaço para inclusão de:
Divulgação de Editais
Resultados de Seleção
Eventos
Visitas Técnicas
Inscrição para Bolsas de Graduação (GRA)
Inscrição para Bolsas de Mestrado (MSc)