unidade

Sobre

Sobre o

CIMATEC

Inauguração do CIMATEC

O Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia – SENAI CIMATEC, inaugurado em março de 2002, é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. Aqui, estão integrados uma escola técnica, um centro tecnológico e uma faculdade, operando de forma sinérgica em um Campus com quatro prédios, área construída superior a 35.000 m² e mais de 650 funcionários.

Na formação de nível técnico, o SENAI CIMATEC possui extenso portfólio de cursos profissionalizantes em consonância com as necessidades da indústria, todos com reconhecidas qualidade e empregabilidade do SENAI-BA.

2002

Faculdade Senai CIMATEC

A Faculdade SENAI CIMATEC iniciou as suas operações em 2004 e executa, atualmente, cursos de graduação, entre cursos superiores de tecnologia, licenciatura e nove bacharelados em engenharia.

2004

Mestrados MCTI e GETEC

Além de diversos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados), são lançados dois Programas de Pós-Graduação stricto sensu: Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) e Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI), em execução desde 2008, quando tiveram início os mestrados de ambos programas.

2008

Doutorado MCTI

As atividades dos cursos do doutorado do MCTI iniciaram em 2010, conferindo ainda mais profundidade acadêmico-científica às pesquisas aplicadas desenvolvidas no Campus.

2010

Embrapii

No âmbito do centro tecnológico, o SENAI CIMATEC integra o Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), em todos os segmentos: extensionismo, centros de inovação e laboratórios de prestação de serviços, estando presente em 14 redes temáticas. O CIMATEC participa também da rede de laboratórios acreditados pelo INMETRO e ANVISA nas áreas de calibração de sistemas de medição e ensaios.No Brasil, o SENAI CIMATEC é o maior operador de projetos EMBRAPII com uma carteira de mais de R$ 100 milhões em projetos de inovação em diferentes setores industriais, com larga experiência pela participação desde o início das operações de projetos EMBRAPII, em 2011.

2011

Incubadora

Buscando sempre iniciativas que ajudem a indústria a tornar-se cada vez mais competitiva, o CIMATEC criou, em 2012, a Incubadora de Base Tecnológica, como forma de atender à missão de promover a inovação e servir de elo do meio científico com o tecido empresarial, por meio da transferência do conhecimento gerado por seus alunos, assim como dos seus pesquisadores e técnicos que atuam na prestação de serviços técnicos e tecnológicos e na pesquisa aplicada, fomentando projetos de caráter inovador.

2012

Campus

Com a progressiva expansão orgânica e física da instituição, sua nomenclatura foi adaptada de Centro para Campus em 2013. Mesmo em pouco mais de uma década de existência, o CIMATEC já é reconhecido como uma das principais ICTs do país com forte atuação em PD&I, operando projetos de pesquisa de alto impacto nacional e internacional e apoiando as empresas de diferentes regiões do Brasil, realizando, inclusive, em muitos casos, transferência de tecnologia no desenvolvimento de produtos e processos.

2013

BIR

Neste mesmo ano, foi criado o Instituto Brasileiro de Robótica (Brazilian Institute of Robotics – BIR), incorporado à estrutura do Campus, em uma parceria com o Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial (German Research Center for Artificial Intelligence  -DFKI) e apoio da University of Bremen, da Alemanha. O BIR já nasceu com um gigantesco projeto de desenvolvimento de um robô autônomo submarino, o FlatFish, financiado pela BG Brasil/Shell e EMBRAPII.

2013

ISIS

A própria Confederação Nacional da Indústria (CNI) reconheceu no SENAI CIMATEC uma das referências adotadas como modelo na implantação da rede de Institutos SENAI de Inovação (ISI) e de Tecnologia (IST). Os ISIs serão fortes aliados da indústria brasileira no desenvolvimento de produtos, processos e pesquisa aplicada. No Campus, desde 2014, estão instalados e já em operação três ISIs e seis ISTs: os ISIs em Automação, em Conformação e União de Materiais e em Logística e os ISTs de Construção Civil, Química e Eletroeletrônica, além dos ISTs em Alimentos, Eletro-metalmecânica e Meio Ambiente, que estão em fase de implantação.

2014

Fábrica Modelo

O nosso modelo de operação inovador se baseia na forte integração de competências, com o suporte de importantes parcerias locais, nacionais e internacionais, concentrando a atuação em P&D&I. Destacam-se, além da rede SENAI de ISIs/ISTs, as parcerias com os  Institutos da Rede Fraunhofer e a Universidade de Aachen, na Alemanha, universidades como UFCG, UFMG e ITA, e indústrias como Petrobras, Braskem, Renault, Bosch, Ford, CEMIG, Gerdau, Correios, Tramontina, Suzano, Microsol, Polisul, BRFoods, Votorantim, Embraer e BG Brasil, que, além de ser parceira financeira do FlatFish, financiou a aquisição do CIMATEC Yemoja.

2015

HPC

Aquisição do CIMATEC Yemoja, segundo mais potente supercomputador da América Latina, que, em 2015, foi inaugurado no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI CIMATEC.

2015

Doutorado GETEC

O doutorado do GETEC foi introduzido no portfólio de cursos da instituição em 2016, após aprovação da CAPES, que, em sua avaliação, conferiu conceito 4 aos dois programas stricto sensu da Faculdade SENAI CIMATEC. Trata-se, portanto, da formação de pessoal de alto nível e suporte à inovação e solução de problemas complexos, reconhecida pelo MEC/INEP, nas últimas três avaliações do Índice Geral de Cursos, como a melhor instituição de ensino superior em engenharia do Norte/Nordeste.

2016

CIMATEC Industrial

Em suma, quatro importantes pilares da inovação tecnológica (infraestrutura, recursos humanos qualificados, cultura empreendedora e integração de competências), além de acesso facilitado a recursos para o desenvolvimento de projetos, estão presentes no CIMATEC. Com o objetivo de amplificar e estender os limites da atual infraestrutura, foi concebido o projeto do CIMATEC INDUSTRIAL, que tem previsão de inauguração da sua primeira fase para meados de 2018. O CIMATEC INDUSTRIAL contemplará um grande complexo tecnológico e industrial numa área de 4 milhões de metros quadrados, com laboratórios avançados, plantas-piloto de grandes proporções, áreas de segurança para testes e operações de risco e, inclusive, pista de teste multiuso para projetos de inovação tecnológica para o setor automobilístico.

2018
Compartilhe:

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.